-
Arquitetos: Amarillo Amate Arquitectura
- Área: 478 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Rafael Palacios Macías
-
Fabricantes: Cerámicas San Pedro, Interceramic, Smeg
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa San Ignacio está localizada em um pequeno município de Los Altos de Jalisco, México, em uma propriedade onde foram encontrados os restos de uma antiga fazenda tradicional de adobe, por isso, o projeto surgiu com a intenção de criar uma casa que evocasse os antigos palacetes da região, caracterizados pelos seus volumes claros e sólidos, fechados para o exterior, conectados internamente através de um corredor que permite um olhar ocasional.
A fachada principal eleva-se para o passeio, com uma frente quase cega para o exterior que, por sua vez, apresenta alguns vãos dosados que confessam inclinações introspectivas e intimistas através de um tramado de elementos vazados em concreto e do pórtico que delimita a porta principal. Na superfície horizontal que predomina nas fachadas surge, em contraste, um volume azul celeste que se dissolve com o céu, correspondendo à cor que predomina na cerâmica pigmentada e na serralheria da casa. O espaço central é um jardim que gira em torno de uma grande ameixeira pré-existente, acompanhado por uma fonte que alimenta continuamente uma piscina através de um canal, gerando um suave som de água que sussurra em todos os cômodos da casa.
O programa arquitetônico desenvolve-se em dois núcleos, à frente encontram-se os principais espaços de uso cotidiano da família e na parte posterior, atravessando o jardim, uma ampla sala com lareira funciona como zona de estar de maior dimensão, delimitada por uma arcada com vista para o curral dos animais da fazenda da família. As coberturas apresentam-se em forma de pátios floridos, como espaços de contemplação e convivência ao ar livre. Os materiais utilizados, como o tijolo, a telha e o piso de barro, são originários da região, criando uma casa que convive harmoniosamente com seu entorno.